Crédito pessoal x Crédito consignado

Crédito pessoal x Crédito consignado

Crédito pessoal x Crédito consignado

Primeiramente é muito importante entendermos que o crédito pessoal é todo aquele crédito para uma pessoa física, que a forma de pagamento do devedor é através de carnê, folhas de cheque, débito em conta (o mais conhecido atualmente), entre outros.

Já o consignado também direcionado para pessoa física (pelo menos eu não conheço esta linha de crédito para pessoa jurídica) tem como forma de pagamento o desconto direto em folha de pagamento do devedor.

Eu listei as principais diferenças entre as duas modalidades para você, aí vão:

O crédito pessoal consulta órgãos regulamentadores de crédito como SPC e Serasa, no entanto, o crédito consignado não (importante salientar que depende do convênio, os consignados privados, que, representam muito pouco normalmente fazem essa consulta).

O consignado tem a análise de crédito simples e rápida (na maioria dos convênios), já o crédito pessoal, faz análise bem restrita, com uso de sistemas que medem a pontuação do cliente (credit score), referências pessoais, comerciais e avalista(s).

O crédito pessoal, até pelo risco que a operação oferece, trabalha com taxas que seguem a Selic, o consignado, dependendo do convênio gira em torno de 2% a.m.

  • Cartão de crédito, ter ou não ter? Eis a questão…

O prazo do pagamento é outra característica que diferencia as duas modalidades. Enquanto o consignado tem convênios que chegam até 96x, o pessoal, tem prazo médio de 12 meses.

A quinta e última diferença, e talvez uma das principais, é o risco de o cliente pagar juros em possíveis atrasos por falta de pagamento do carnê, cheque sem fundos ou saldo zerado na conta (impedindo o débito em conta), já o consignado, o devedor nunca atrasará, exceto se o sistema de consignação falhar.

Se você não faz parte de convênios atendidos pela modalidade de crédito consignado, hoje os principais: servidores de todas as esferas, militares das forças armadas ou aposentados e pensionistas do INSS, pense bem antes, se não compensa pedir o nome emprestado para alguém, acertando o pagamento em data pré-definida e conseguindo assim tomar valor planejado e pagar prestações que estejam dentro do seu orçamento.

Antes de contrair crédito, pesquise, analise e tome a atitude certa.

Clique para Ligar
Clique para Whatspp